Translate

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Copa do Mundo 2014: Destino Soledade (Paraíba)


Igreja de Santa Ana

Visão Parcial de Soledade

Praça de Soledade

Praça de Soledade


Visão Parcial da cidade


Meus amigos leitores, como vocês já sabem só faltam 21 dias para a Copa do Mundo aqui no Brasil, por isso eu resolvi mostrar alguns lugares para vocês conhecerem durante este evento muito conhecido no Brasil. Agora falando sobre Soledade, no Curimataú Ocidental paraibano, onde seu clima é semiárido, com temperaturas de 26ºC.
Essa cidade fez parte de uma fazenda, que era de João Gouveia e Sousa.  A fazenda se chamava Malhada Vermelha e depois se chamou Malhada das Areias Brancas. A fazenda ficava situada em um dos lotes do Riacho do Padre.
Fica a uma distância de 165 km de João Pessoa (JP); 198 km de Recife (PE); e 190 km de Natal (RN). Seu aniversário de Emancipação política é no dia 24 de Setembro.

 
Principais Pontos Turísticos

 Estação de Soledade: A estação de Soledade foi inaugurada em 1958 na linha aberta nesse ano ligando Patos a Campina Grande. Jonatas Rodrigues afirma que a estação foi inaugurada antes, em 1956, quando o primeiro trem de cargas chegou na estação; no ano seguinte (1957) chegava o primeiro trem com passageiros vindo de Campina Grande. É possível que a inauguração de 1958 tenha sido o ato oficial do trecho Patos-Campina Grande. A estrada de ferro exerceu importante papel para o desenvolvimento da cidade de Soledade, mas após o asfaltamento da BR-230 no final dos anos 60 a atividade ferroviária entrou em declínio. A estação ocupa espaço restrito, obedecendo a um estilo simples, sem qualquer sofisticação, fruto, talvez, da rapidez exigida para a conclusão das obras, tendo em vista à extrema necessidade do serviço em terminar o trecho que ligaria o Ceará ao nordeste ocidental. O prédio caracteriza-se principalmente pela simplicidade de sua volumetria. Como o seu objetivo básico era abrigar passageiros para embarque e desembarque, a arquitetura não teve maiores ambições plásticas, sendo ela construída em art decô, contemplando apenas os espaços imprescindíveis para atender adequadamente aos passageiros. A estação encontra-se hoje (2006) desativada e o prédio está em ruínas, bem como o seu armazém, ambos tomados pelo mais completo abandono. Junto à estação existe uma ponte sobre o riacho do Padre, e em frente ao pátio, uma fábrica de caulim. (Fontes: Jônatas Rodrigues, 05/2006; Adriano Perazzo, 2007; Guias Levi, 1932-1984; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960).

Festas Populares


- As principais festas populares são o aniversário da cidade e a festa de Santa Ana padroeira do município, Soledade também se destaca no período junino com os eventos realizados em praça pública com apresentação de artistas regionais.Também há o encontro de bandas no dia 28/9,com bandas filarmônicas de colégios tocando suas músicas em praça pública e depois no apresentação privada no colégio Luiz Gonzaga Burity.

Leia mais sobre outra cidade paraibana, clicando aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário