Translate

terça-feira, 20 de maio de 2014

Copa do Mundo: Destino: Cabaceiras/ Paraíba






Boa Tarde. Hoje, vamos falar um pouco sobre Cabaceiras, na Paraíba, mais conhecida como "Roliúde Nordestina". A cidade é muito conhecida pelo turismo, pela Festa do Bode Rei, pelos filmes feitos na cidade, como o Auto da Comparecida e pelo Lajedo Pai Mateus.
Seu aniversário de Emancipação é no dia 4 de Junho, 8 dias antes da Copa do Mundo Começar. Fica a mais ou menos 162 km de João Pessoa; seu clima é  Tropical chuvoso, com verão seco, e sua temperatura média é de 25ºC.

O divertido letreiro na entrada da cidade não deixa dúvidas sobre sua vocação cinematográfica: "Roliúde Nordestina". É que em Cabaceiras foram rodados alguns dos principais filmes nacionais ambientados no agreste.

Turismo e Cultura


A cidade de Cabaceiras se auto-denomina a "Roliúde Nordestina", em uma referência aos mais de 25 filmes que foram rodados na região. O longa-metragem O auto da compadecida, por exemplo, foi gravado na centro e em arredores da cidade. A cidade abriga um Memorial Cinematográfico.
Uma das regiões mais visitadas de Cabaceiras é o Lajedo de Pai Mateus, uma formação rochosa que fica a cerca de 30 quilômetros do centro da cidade.
Festival de Caprinos e Ovinos - A festa do Bode Rei é um evento destinado a incentivar a caprinocultura e ovinocultura e além de toda a feira caprina em que se baseia o evento e também na Emancipação Política. Várias atrações fazem a animação da galera sempre curtir um bom forrozinho em praça pública.
E como estamos perto das Festas Juninas, vocês podem ver as festas Juninas de Cabaceiras, mas se beber, não dirija.


Aqui está um vídeo do Lajedo Pai Mateus



Leia outra matéria em: http://turismonordestino2014.blogspot.com/2014/05/copa-do-mundo-destino-bayeux-paraiba.html 

2 comentários:

  1. morei em Cabaceiras na adolescia tenho muitas saudades dos amigos que lá deixei na época era completamente diferente no tempo do José Aurélio vendo a cidade de agora vou voltar pra rever-la.

    ResponderExcluir
  2. até vi a casa que morei em frente a praça

    ResponderExcluir