Translate

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Turismo Barra de São Miguel/ PB



HISTÓRIA DA CIDADE:
Os primeiros habitantes foram os índios Cariris, família Tapuia, que lutaram muito contra os bandeirantes e a índia Potira fazia parte da tribo, depois de ter sido faptada de seu pai o famoso Caturité. Quem informou que a "Barra", já se chamou de "inacio tavares", informou errado, Inácio Tavares, não foi nenhum bandeirante, como diz uma versão contida no IBGE. A história conta que um bandeirante, talvez o baiano Antonio Oliveira, ou Antonio Ferreira e Domingos Farias Castro, que fundaram Cabaceiras; um deles veio contactar com os aborígenes, fizeram uma aliança e fundram o núcleo, que por ser dia 29 de setembro, colocaram o nome de BARRA DE SÃO MIGUEL. Existem outras versões, assim como existe sobre todos os acontecimentos daqui, inclusive sobre a fundação da capela. Toda vida só tivemos um padroeiro que foi e é SÃO MIGUEL ARCLANJO. TODA VIDA, EU QUE HOJE ESTOU COM QUASE 70 JANEIROS, SEMPRE OUVI DIZER DE MEUS PAIS E AVÓS, QUE NOSSO GENTÍLIO É "SÃOMIGUELENSE" E NÃO bsrrense, todo o povo desta cidade se diz sãomiguelense, "barrense" NUNCA.  
Significado do Nome:


Aniversário da Cidade:
14 de Dezembro 
Gentílico:
SÃOMIGUELENSE- TODA VIDA FOMOS CONHECIDOS ASSIM.
População:
5.630 habitantes aproximadamente  
hspace=0 CARACTERÍSTICAS:
Barra de São Miguel, município no estado da Paraíba (Brasil), localizado na microrregião do Cariri Oriental. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2006 sua população era estimada em 5.248 habitantes. Área territorial de 595 km². 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:
Cariri Oriental 
Limites:
Ao norte com o município de Cabaceiras, pelas água do açude de Boqueirão, ao Sul, com Santa Cruz do Capibaribe, PE, ao leste com Riacho de Santo Antonio e ao Oeste com São Domingos do Cariri e Caraúbas. 
Acesso Rodoviário:
Estrada de barro não piçarrada, partindo da BR 104, que vem de Campina Grande. 
Distâncias:
Da Capital:
255 km 
Outras:
De Campina Gande, 91 km;
De Santa Cruz do Capibaribe 28 KM;
De Cabaceiras 40 km.  

hspace=0 EVENTOS:
Calendário de Janeiro a Dezembro:
Fevereiro
- Carnaval.
 Agosto
- Barra Bode,que é uma festa de exposição e agro negício, com muitas atrações e shows ao ar livre, realizada pela prefeitura. Festa do Padroeiro São Miguel.
 Setembro
- A chamada festa de São Miguel ou festa de Setembro que realiza-se há mais de 200 anos. 


Read more:http://www.ferias.tur.br/informacoes/4874/barra-de-sao-miguel-pb.html#ixzz2dO1QVEkT

Nenhum comentário:

Postar um comentário