Translate

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Falando sobre Itabaiana (PB)




HISTÓRIA DACIDADE
Em meados do século XVIII, teve início a formação do núcleo colonial que originou mais tarde o município, com os fundamentos da missão de Pilar estabelecidos no local pelos padres jesuítas. Alguns historiadores afirmam ter sido o Padre Fidelis o verdadeiro fundador do povoado, localizado no município de Pilar. 
Gentílico
Itabaianense
Significado do Nome


O nome do município apresenta controvérsias históricas quanto à sua grafia. Taba-anga significa Morada das Almas. Entretanto, há outro registro no qual Itabaina, também provindo do tupi-guarani, é resultado da fusão de ita (pedra) e baiana (que dança). O nome faria alusão a uma pedra vermelha então existente no leito do rio Paraíba, que corta a região e que se balançava em movimentos rotativos.
Aniversário da Cidade

26 de Maio 


 CARACTERÍSTICAS
Clima 
Tropical 

Temperatura Média
25º C 


hspace=0 COMO CHEGAR
Localização
Agreste Paraibano
Limites
Estado de Pernambuco e os municípios de Salgado de São Félix (12km), Mogeiro (17 km), São José dos Ramos (10 km), Pilar (11 km) e Juripiranga (11 km).
Acesso Rodoviário
PB 041 
Distâncias
57 km da Capital 
hspace=0 TURISMO
Principais Pontos Turísticos
Estação Ferroviária
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1997)
ITABAIANA
Município de Itabaiana, PB
Linha Norte - km 145 (1960)   PB-3195
Inauguração: 05.01.1901
Uso atual: serraria   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d  

Histórico da Linha:A linha que originalmente unia a estação de Brum, no Recife, a Pureza, próximo à divisa entre Pernambuco e Paraíba, foi aberta de 1881 a 1883 pela Great Western do Brasil, empresa inglesa que tinha a posse e a concessão da E. F. Recife ao Limoeiro. Esta linha avançou até Pilar, na antiga E. F. Conde DEu, incorporada à GW em 1901, onde sua linha, aberta em 1883, entre outros ramais, avançava até Nova Cruz, já no Rio Grande do Norte e da E. F. Natal a Nova Cruz, que também passou à GW, na mesma época. Para ligar estas duas últimas, a GW construiu em 1904 um trecho de 45 km, formando então o que veio a ser chamado de Linha Norte. Quando ocorreu a venda da GW para a Rede Ferroviária do Nordeste, no entanto, o trecho do RN já não mais pertencia à GW, mas foi incorporado à RFN, e em 1957 tudo isso foi uma das formadoras da RFFSA. A linha está ativa até hoje sob o controle da CFN, que obteve a concessão da malha Nordeste em 1996, mas trens de passageiros não circulam mais por essa linha desde os anos 1980.

A Estação: A estação de Itabaiana foi inaugurada em 1901. Este prédio da fotografia de 2005 é a estação operacional da CFN, atual concessionária da linha, e a foto foi-me enviada por eles. O pátio da estação de Itabaiana, uma das 5 estações triangulares que existem ou já existiram no Brasil. Aí se juntam as linhas Recife-Natal e a que segue para Campina Grande e Ceará e Maranhão. A estação original ainda existe, transformada em sede da Serraria Nossa Senhora Aparecida.



Read more:http://www.ferias.tur.br/informacoes/4957/itabaiana-pb.html#ixzz2d5ysUj1k

Nenhum comentário:

Postar um comentário